Home / Vinhos / Sakar Merlot 750 ml
13 junho, 2016

Sakar Merlot 750 ml

Posted in : Vinhos on by : Ben Popov Tags:

Sakar Merlot 750 ml

Sobre Ben Popov

Ben Popov escreveu 21 artigos.

Consultor de marketing digital, blogger e amante de gastronomia. Fala Búlgaro, Inglês, Português e Russo. Adora experimentar novos pratos, conhecer novas pessoas e viajar pelo mundo. Entre em contato com Ben nas redes sociais abaixo.

 

Características Organolépticas e Harmonização:

Pode se preparar, pois este vinho é completamente diferente de qualquer outro vinho que você já tenha tomado. Um vinho como este, com quase um quarto de século de idade é preciso ter consciência que ele está em outra categoria, em outro patamar.

Possui coloração granada bem singela, tendendo para o tijolo com halo aquoso pronunciado e sem depósitos. O bouquet salta da taça com muita ameixa seca, geleia de mirtilos, terra, bálsamo, iodo, couro, folhas secas… um vinho com uma elegância com que poucas vezes temos a oportunidade de nos deparar e com a acidez no ponto, taninos macios, fininhos, corpo leve e final longo, muito longo. Um espetáculo que todo apaixonado por vinhos precisa conhecer.

Depois de provar este vinho, você irá entender porquê se guarda vinho por tanto tempo.

Saiba mais:

O comunismo na Bulgária acabou em 1990. As uvas utilizadas para produção deste vinho foram colhidas um ano depois, quando o país já era oficialmente capitalista, mas a vinícola Stambolovo ainda estava sob administração pública e todas as práticas de produção foram as mesmas usadas nos últimos anos do comunismo. Não havia maquinário ou tecnologia, todo o tratamento da vinha, até a colheita, era manual, pois o trabalho braçal na época era muito barato, o que não compensava a aquisição de máquinas. Mesmo sem uso de tecnologia, este vinho é a prova de como a Bulgária já sabia fazer grandes vinhos desde aquela época. Pois 25 anos depois, os vinhos ainda demonstram muita saúde e exuberância. Este vinho faz parte da coleção Oenotheque, uma edição especial e limitada da vinícola Stambolovo, que possui exemplares das safras de 1986 a 1992, engarrafados e guardados em suas caves subterrâneas e escuras. São vinhos feitos exclusivamente de Merlot de vinhas que na época tinham aproximadamente 30 anos e que possuem o reconhecimento de ‘’Controliran’’, o sistema de Denominação de Origem da Bulgária. A vinícola Stambolovo foi fundada em 1932, e privatizada em 1997, e hoje pertence ao grupo New Industrial Company JSC. Ela tem seu nome devido à pequena cidade de Stambolovo, no vale da Trácia, na Bulgária, ao sul da capital Sófia. Ela gerencia 40 hectares de vinhedos próprios nas regiões de Stambolovo, Sakar e Haskovo, todos no vale da Trácia. A região como um todo tem clima continental temperado, com pequena influência mediterrânea, que vem do sul. São verões quentes e com bastante sol e com chuva limitada ao inverno.

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta